Menu

22/07/2011

Mídias Sociais x Futebol

Divulgação

As redes sociais mais populares no país: Orkut, Facebook e Twitter chegaram ao seu auge em 2011. Empresas, grandes marcas, celebridades, também  adentraram o mundo dos internautas com força total. A última classe que aderiu as redes sociais e tem causado muito alvoroço, são os jogadores de futebol. E como eles são bons em viral hein!


Usando de suas popularidades, e aguçando a curiosidade dos fãs e torcedores do mundo todo, os atletas profissionais, passaram a utilizar, principalmente o Twitter para expressar idéias e manter um relacionamento mais próximo com o público em geral.

O problema é que eles não mensuram o poder de repercussão destas mídias. Mal assessorados ou mal informados?  Tanto faz, o certo é que o mundo do futebol paga caro por não saber utilizar as ferramentas de mídia on line. Um atleta preocupado com sua imagem,  tem cuidado ao se expor nas novas mídias, do contrário sofrerá muito.

Um dos casos mais conhecidos é o  dos meninos do Santos FC, que usando a twittcam iniciaram uma discussão com torcedores que repercutiu durante dias no país. Também temos atletas ganhando dinheiro com o Twitter patrocinado, o caso de Ronaldo fenômeno. Mas o que mais tem ganhado espaço na mídia são casos de jogadores que expressam sentimentos, opiniões e até mesmo agressões verbais e causam sérios problemas. O mais atual de Kléber, atacante do Palmeiras, que após publicar comentários sobre os jogadores do Flamengo, apagou as mensagens.

Ou os assessores dos clubes e dos atletas estão muito mal informados ou realmente não sabem lidar com estes canais de comunicação. Criar uma estratégia e definir assuntos a serem tratados via Twiiter, Facebook e afins, já é um bom começo. Identificar o perfil dos torcedores/seguidores e manter um contato próximo, porém, cauteloso nas declarações é o caminho.

Caso os jogadores continuem tendo problemas com suas declarações no mundo virtual e não enxergarem o tamanho deste novo mundo que são as redes sociais, o futebol terá mais um adversário.

Nenhum comentário: