Menu

26/05/2012

Agência Defende Fim do Analista de Mídias Sociais

Um artigo publicado na última sexta, 25, no AdNews, sobre analista de mídias sociais me chamou atenção. Na matéria, em que não identifiquei o autor, o título era o seguinte: 'Manifesto' defende fim do analista de mídias sociais.  Por si só este tema gera um debate, mas vamos aos fatos.

Segundo o texto o Diretor de Planejamento e Estrategia da Agência Frog anuncia o posicionamento a favor do fim do analista de mídias sociais, com o manifesto “Mate o Analista de Mídias Sociais”. 


..."Segundo Cassano, um dos principais motivos para o manifesto é o fato de a função de analista, por ser multitarefa e multidisciplinar, fazer deste profissional alguém muito genérico em "missões" que exigem um especialista.
“O analista pensa e executa a presença de uma empresa nos meios digitais. Ele planeja, escreve, interage, monitora, mensura e, se precisar, ainda faz o café”, conta o executivo, que acredita que o amadurecimento e a evolução do mercado de mídias sociais ficará comprometido se não houver uma divisão das especialidades. “Acabar com o analista de mídias sociais é o sacrifício para o amadurecimento”, diz.(Fonte:AdNews)
Vamos pensar um "pouquinho": profissional multitarefa e multidisciplinar é genérico? Qual área de atuação não exige isso de um profissional hoje em dia? Talvez esta opinião seja em cima de um cliente que não exija uma grande equipe para cuidar das mídias digitais, porém, toda equipe de mídias sociais é dividida exatamente no formato em que o Sr. Cassano disse não existir.

Será que realmente ele vive o mundo das redes sociais de perto ou defende uma agência e ponto? Qualquer gerente de mídias sociais com uma grande demanda e muitos clientes vai separar sua equipe assim: planejamento/conteúdo e interação/monitoramento, etc. Ou seja, não precisamos acabar com o profissional e sim fazer com que as pessoas entendam a importância deste setor e de seus profissionais, faça ele o café ou não! 


Nenhum comentário: