Menu

15/01/2012

Redes Sociais: e o pacote de conteúdo?

Muito se fala atualmente sobre o poder das redes sociais. Discussões quanto aos prós e contras dos canais digitais são facilmente localizadas em blogs especializados, rodas de amigos, empresas, etc. Muitas polêmicas também ganharam destaque com o tal "poder das redes sociais". Cachorros e enfermeiras, preconceitos, torcidas entre outros. Mas o assunto mais forte ainda é o porque sua empresa não está usando as mídias digitais. Ah, isso sim é uma dúvida. 


Especialistas ou não, vejo muita gente exaltando as funcionalidades do Facebook, Twitter, Google+, Linkedin e outras. As pessoas tratam como milagre, a inclusão de um canal social na internet. Do tipo: faça uma página no Facebook e seu negócio irá mudar! Calma pessoal! As redes sociais são poderosíssimas, mas temos de refletir sobre muitas coisas, antes de adentrar esse mundo. Não podemos esquecer que o poder de alavancar uma marca, a imagem de uma empresa ou produto é o mesmo para derrubar todo esforço investido nas redes. Como assim?


Existem muitos leigos no assunto e olha eu já fui um desses. Aqueles que passam horas conectados em redes sociais e, por isso, se julgam profissionais da área. É preciso muito mais do que isso para atuar de forma profissional com mídias sociais e marketing digital. Estudo, conhecimento e experiência. As empresas estão loucamente contratando e criando perfis em todas as redes possíveis e imagináveis. Mas onde foi parar a estratégia?

Um perfil em uma rede social é ou deveria ser, uma extensão de sua marca/produto. Para isso,  tudo deve ser estrategicamente acionado. Quando, como, por quê, onde e para quem! Uma breve pesquisa e você encontrará respostas e melhores formas de humanizar o seu negócio. Mas do que humanizar, precisamos profissionalizar. T'enho visto muitas páginas no facebook, de empresas, criadas sem ao menos ter antes, um pacote de conteúdo preparado para o lançamento da página. Algo que jamais deveria faltar em uma página no Facebook. Desta forma, a imagem de amadorismo, falta de informação e comprometimento, podem derrubar você sem que a "galera curta". 

Cito o Facebook por ser o que mais tenho visto, mas outras redes também estão cheias de perfis sem conteúdo pré-produzido. Devemos ter informações e conteúdo suficiente para que o visitante sinta-se adentrando à empresa ou conhecendo o produto por vários ângulos. Uma página vazia, deixará o sentimento de: "estão ai por estar". Acredite, assim você não humanizará sua marca! Estratégia, pesquisa, produção de conteúdo e muito trabalho! Redes Sociais é coisa profissional e deve ser tratada como tal, sempre! #Prontofalei

Nenhum comentário: