Menu

15/10/2011

Redes Sociais, Novo Palco da Hipocrisia

Nosso país passa por grandes transformações sociais, econômicas, políticas e virtuais. E esta última, tem mudado completamente os padrões e pensamentos de todos. As redes sociais tem um poder de viralizar, estrondoso! Qualquer coisa pode se proliferar pela rede em minutos. Mas o que tem me incomodado é essa falsa hipocrisia, do politicamente correto que tem virado "modinha" nas redes sociais.


Como tudo foi transformado com a explosão de redes sociais como Twitter e Facebook, a sociedade começou a mudar também. Deixo bem claro aqui: não sei se é positivo ou negativo essa mudança de comportamento. Os meios de comunicação tradicionais enxergaram que muitas fontes e temas debatidos em redes sociais podem e devem ser pautados. Mas como ser pautado e qual a real importância daremos a isso, é o que me incomoda.

A "moda" do politicamente correto se iniciou alguns anos atras e ganhou força nos sites de relacionamento e microblogs. Atualmente qualquer coisa que se diga, mesmo que em tom de ironia, se torna assunto mais discutido e divulgado por televisão e radio. Claro que frases de cunho racista e preconceituosos, são abomináveis, mas tenhamos mais discernimento sobre o que receptamos como mensagem.

Acho que as pessoas estão com uma necessidade ridícula de se mostrarem politicamente corretas e engajadas em tornar isso o mais visível possível. O Facebook, por exemplo, recebe uma enxurrada de publicações contra piadinhas e assuntos deste tipo. Enquanto muita gente falava da piada do Rafinha Bastos outro dia, o país continuava sendo assaltado por gente que está usando grandes eventos como desculpa para enriquecer ainda mais.

E eu não vejo nenhuma campanha ou se quer um post (publicação) protestando contra isso. Salvo o nosso Deputado, que surpreende no plenário, Romário. Fiz um post no Twitter clamando por uma lei que possibilite o uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para pagar os estudos, pouquíssimas pessoas, para não dizer 5, aderiram a ideia. Mas eu consegui alcançar o meu objetivo - A dona do projeto Deputada Emanuela me respondeu no twitter dizendo que esse projeto é dela e esta lutando por ele. Ufaaa! 

Enfim, o excesso de "seriedade" das pessoas, que me soa muito falso nas redes sociais, não poderia se transformar em algo mais útil para o nosso país. Poderíamos rir mais da vida e saber diferenciar o que consumimos como conteúdo maléfico, preconceituoso e afins, dos assuntos engraçados ou no máximo de mal gosto. O mais engraçado nisso tudo é que as mesmas pessoas que repudiaram a piadinha do Rafinha Bastos votaram no Tiririca! Vai entender o Basil...sil...sil!



Nenhum comentário: