Menu

09/07/2011

Comércio Eletrônico Está Preparado?

Um pouco de pesquisa sobre o mundo virtual e as lojas de e commerce me fazem levantar este tema. Pesquisas mostram um crescimento nas vendas pela internet de mais de 85%, a confiança nas lojas virtuais também cresceu, 81%, mas as empresas do ramo estão preparadas para este boom?

O comércio eletrônico nos últimos anos, ganhou outro aliado, as redes sociais. Twitter, Facebook, Orkut, Youtube, Linkedin e outras tantas. Tais ferramentas funcionam e muito bem como apoio a divulgação. Comprovadamente influenciam não só nas compras, como nos rumos que as lojas virtuais irão seguir no futuro.

O público aderiu as compras on line e também utiliza as redes sociais como uma espécie de "procon virtual". Reclamações, dicas, comentários sobre compras e muito mais, é publicado na rede. Disseminando informações com uma velocidade imensurável, as redes sociais podem sim, ser o aliado principal no aumento das vendas.

Uma empresa preocupada com sua imagem e não só com a divulgação de seus produtos e aumento de vendas, certamente irá investir nos canais mais populares da internet. Se tivermos a ideia de que as redes sociais são as maiores referências influenciadoras na decisão de compra, certamente teremos uma equipe monitorando e reparando supostos erros e insatisfações. 

Infelizmente, encontramos poucos exemplos de monitoramento e bom uso das redes sociais, podendo citar o @siganetshoes  uma espécie de SAC no twitter. Neste canal, os seguidores postam seus problemas e recebem respostas praticamente instantaneamente. Uma forma não só de mostrar ao seu cliente que ele é ouvido, seja qual for o canal que ele use, mas também de facilitar o atendimento e minimizar reclamações.

Como minha pesquisa foi básica, encontrei poucas empresas com tal preocupação e isso sim me preocupa, pois, as redes sociais não são só uma forma de expressão na internet e sim, um estilo de vida.  Como trabalho na área e vejo pouca movimentação das empresas em torno deste caminho sem volta, tendo a achar que não estamos preparados, infelizmente. 

Nenhum comentário: