Menu

18/04/2012

Mídias Sociais: estratégia e resultados


Com o boom das redes sociais e a nova forma de comunicação que veio junto, criaram-se algumas novas vertentes do marketing, jornalismo, publicidade e outras. Não tenho nenhuma intenção de dar uma receita de sucesso quanto ao marketing digital ou algo parecido.

Para isso, ainda preciso aprender muito. Mas deixarei a minha visão de quesitos importantes para um bom trabalho nas redes sociais.


Os 4 elementos que considero fundamentais:

Conteúdo: o mais importante, sua relevância e originalidade fazem total diferença em um projeto de marketing nas redes sociais. E lembre-se: a produção de um bom conteúdo está ligada diretamente a uma estratégia de comunicação, pensada, e decidida com a criação de uma linha editorial. O produtor/curador de conteúdo terá assim, um norte para guiar-se na criação de conteúdo relevante para redes sociais.

Monitoramento: fundamental na coleta e análise dos dados e, em transformar isso numa estratégia eficaz. Um profissional com visão estratégica pode transformar números complexos em campanhas de sucesso. São as métricas que darão o mapa da mina para as campanhas seguintes.

Relacionamento: importante na batalha diária por criar uma maior rede de troca de experiências entre profissionais, especialistas, clientes e curiosos, a fim de aperfeiçoar todo e qualquer projeto e/ou campanha de marketing digital. Afinal, “relacionamento é tudo” e faz a diferença!

Web Designer e Programadores: a demanda de criação artística para imagens, montagens, Layouts, aplicativos, jogos, entre outros – se faz necessária e essencial para o sucesso dos perfis nas redes sociais. Até por que, uma imagem vale mais que mil palavras, certo? 

Resultados nas redes sociais

Você pensa agora: e o resultado? Pois, vou lhes mostrar na prática. Veja a página que “startei” entre setembro e novembro de 2011 aqui: Beleza Store.

Iniciei a criação de uma estratégia baseada no mercado de cosméticos, na sua maioria tomada pelo público feminino. Linha editorial para blog, Twitter, Facebook e Orkut foram os primeiros passos. Em seguida a criação da rotina de divulgação para que o público notasse a existência e se aproximasse e por fim, a fidelização com conteúdo relevante e um ótimo relacionamento.

Tudo isso apoiado em dados e layouts que enriquecem e são essenciais no sucesso de uma campanha de marketing digital





Nenhum comentário: