Com o boom das redes sociais e a
nova forma de comunicação que veio junto, criaram-se algumas novas vertentes do
marketing, jornalismo, publicidade e outras. Não tenho nenhuma intenção de dar
uma receita de sucesso quanto ao marketing digital ou algo parecido.
Para isso, ainda preciso aprender
muito. Mas deixarei a minha visão de quesitos importantes para um bom trabalho
nas redes sociais.
Os 4 elementos que considero fundamentais:
Conteúdo: o mais importante, sua relevância e originalidade fazem
total diferença em um projeto de marketing nas redes sociais. E lembre-se: a
produção de um bom conteúdo está ligada diretamente a uma estratégia de
comunicação, pensada, e decidida com a criação de uma linha editorial. O produtor/curador de conteúdo terá assim, um norte para guiar-se na criação de
conteúdo relevante para redes sociais.
Monitoramento: fundamental na coleta e análise dos dados e, em
transformar isso numa estratégia eficaz. Um profissional com visão estratégica
pode transformar números complexos em campanhas de sucesso. São as métricas que
darão o mapa da mina para as campanhas seguintes.
Relacionamento: importante na batalha diária por criar uma maior
rede de troca de experiências entre profissionais, especialistas, clientes e
curiosos, a fim de aperfeiçoar todo e qualquer projeto e/ou campanha de
marketing digital. Afinal, “relacionamento é tudo” e faz a diferença!
Web Designer e Programadores: a demanda de criação artística para
imagens, montagens, Layouts, aplicativos, jogos, entre outros – se faz
necessária e essencial para o sucesso dos perfis nas redes sociais. Até por
que, uma imagem vale mais que mil palavras, certo?
Resultados nas redes sociais
Você pensa agora: e o resultado? Pois,
vou lhes mostrar na prática. Veja a página que “startei” entre setembro e
novembro de 2011 aqui: Beleza Store.
Iniciei a criação de uma estratégia
baseada no mercado de cosméticos, na sua maioria tomada pelo público feminino. Linha
editorial para blog, Twitter, Facebook e Orkut foram os primeiros passos. Em
seguida a criação da rotina de divulgação para que o público notasse a
existência e se aproximasse e por fim, a fidelização com conteúdo relevante e um
ótimo relacionamento.
Tudo isso apoiado em dados e
layouts que enriquecem e são essenciais no sucesso de uma campanha de marketing
digital.
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