Menu

10/11/2011

Analista de Mídias Sociais, sim você é

Dia desses me peguei comentando um post em um blog sobre redes sociais, marketing online e afins. O post era uma visão do autor sobre os analistas de mídias sociais. Basicamente ele criticava o perfil de alguns profissionais da área que, são, segundo ele, menos do que acham. Uma crítica ao comportamento dos profissionais que atuam com mídia social e "se acham".


Uma visão interessante! Vários comentários, muita gente elogiando o post do talentosíssimo jornalista e blogueiro, eis que surge...EU. Com uma visão diferente, afirmando que existem profissionais capacitados e que entendem de análise de mídias sociais, sim! Aliás, ingenuidade total a minha seria achar que um cara graduado em comunicação social (no mínimo) não entenda de comportamento humano e opinião pública. Eu estudei muito isso. E tenho absoluta certeza que todos analistas de mídias sociais deram uma lida em algo sobre e até fizeram prova na faculdade sobre tais assuntos.


Voltemos ao meu comentário: Dizia eu no post do blog que visitei: existem sim profissionais qualificados e que fogem ao tal esteriótipo que ali foi pintado. Do geek que se acha o maioral, vive conectado com seus aparelhos da Apple e coisas do tipo. Porém, pare! Pense um pouco...Todas as profissões no mundo tem pessoas mais ou menos preparadas, mais ou menos humildes, todas! O que não significa que não são profissionais daquela área, como sugeria o título do post em que comentei.

Acho simplista ter uma visão de que as pessoas não estão preparadas para serem analistas de mídias sociais, se não souberem gestão de negócios, gestão de pessoas, comportamento humano, sociologia, antropologia e por ai vai. Tudo isso torna o profissional melhor, mas não significa que ele não seja um analista de mídia social, até porque, um analista de mídia social é um dos pilares da equipe de mídias digitais e tem um Gerente de Mídias Sociais. Esse sim, tem de saber tudo isso! Já o analista pode ir conhecendo melhor e adquirindo conhecimentos que o farão melhor ao longo da carreira. 

Enfim, uma pessoa que interage nos perfis da empresa, monitora tais perfis, cria conteúdo para essas redes, gere relatórios sobre desempenho e curte ser um nerd, com Ipad na mão o tempo todo, de cabelo vermelho e escutando um som que ninguém entende...não faz dele um "Não Analista de Mídias Sociais". Pois bem, você se identificou com o perfil ou não - sem importância...acredite VOCÊ é sim um Analista de Mídia Social

Nenhum comentário: