É de se entender a proibição em muitas empresas, pois, o perfil de seus funcionários nem sempre permite a liberação das tuitadas, orkutadas ou Facebocadas. Muitas vezes o perfil da diretoria não permite, outras vezes são os funcionários, que sem saber utilizar tais meios de comunicação obrigam a empresa a proibir o uso.
Ao mesmo tempo que entendo a proibição de algumas empresas, não consigo compreender as empresas ligadas a comércio eletrônico e comunicação, de uma forma geral, que fazem tal veto. Não seria mais interessante que aquele seu redator, pudesse após criar um excelente texto para mais um produto que subirá na vitrine do seu site em instantes, tivesse a oportunidade de curti-lo no Facebook ou Divulgar um link do produto com o texto feito por ele no Twitter? Já se perguntou qual seria a sensação deste funcionário?
Especialistas dizem que o uso das redes sociais se inicia dentro de uma empresa e vai para fora dela. Com certeza, pois, conseguimos identificar as empresas que não sabem utilizar as mídias digitais da melhor maneira e cometem erros primários. São exatamente estas que proíbem seus empregados de manter um contato com as redes sociais, enquanto exercem suas funções.
Opinião
Acho o tem muito mais complexo e deveríamos discuti-lo sempre que possível. Existem várias vertentes e motivos para a proibição ou não do uso das redes sociais no trabalho. Pode depender do perfil dos profissionais, da consciências destes profissionais, do perfil da empresa e seus objetivos e muito mais. O que devemos buscar para que este uso traga bons frutos para empregados e patrões é testar, só assim saberemos o limite. Talvez a produtividade caia, mas ela também pode aumentar ao tornar o funcionário mais satisfeito. O certo é que empresas de ecommerce e comunicação em geral tem obrigação de liberar o uso das redes sociais, por motivos óbvios!
#Ficaadica
E a sua empresa, já autorizou as tuitadas e afins? Responde na enquete ai ao lado >>>
3 comentários:
Se proibissem o uso de redes sociais no meu trabalho (analista de mídias sociais) eu ia ficar o dia inteiro sem fazer nada : P
Pra que proibir??? Creio que no trabalho ninguém é criança de deixar de fazer algo de sua responsabilidade pra ficar em redes sociais... e se fizer, sorry, mande embora!
Acho que devemos ir mais a fundo no assunto para chegar a um ideal para todos; empresas e empregados.
Postar um comentário