Menu

06/04/2011

Missão Impossível 1: Estudar no Brasil

Prezados amigos(as), chegou a hora de escrever sobre esse assunto que tanto me inquieta. O estudo em nosso país. Passamos horas nos comunicando, criticando os políticos, escolhendo nossa seleção de futebol e xingando o juíz, pois bem, esquecemos da educação. Quando uso a palavra "esquecemos", entenda EU esqueci, meus amigos esqueceram e uma grande parcela da sociedade.

Nosso país anda atraindo os olhos do mundo, Olimpiadas, Copa, obras em estádios, evolução econômica e muito mais! Não é surpreendente quando constatamos que um dos símbolos deste crescimento é um cara que, sem estudo, chegou a presidência do Brasil. Com ele apareceu: Bolsa Família, Bolsa Desemprego, Bolsa Flanelinha, entre outros.


O que me incomoda, e muito, é a nossa omissão ao fato da dificuldade que encontramos para estudar e/ou obter um estudo de qualidade sem gastar grana. Sim, muita grana é gasta para que cheguemos a uma formação e um suado diploma. Anos de luta, do trabalho para a faculdade e de lá para uma curta noite de sono, para no dia seguinte, iniciar novamente a batalha.



Enquanto isso, a família cheia de filhos e que não consegue criá-los, recebe o bolsa família. Não sou contra, mas veja a lógica: Se você não tem emprego tem uma auxílio do governo,  não tem comida em casa, o governo irá ajudar. Mas onde fica a bolsa de estudos? No ENEM? Cujo a organização não consegue organizar? Sim, eu sei que não é interessante para uma camada da sociedade, que o nível intelectual da população aumente, mas não vamos nos calar diante dessa dificuldade.

Sigo sedento por oportunidades de estudo em algumas áreas específicas e a última que verifiquei, gastaria R$2082,00/mês para cursar dois anos. Enfim, sem condições de estudo no Brasil, muitas pessoas buscam alternativas em paises da América do Sul, com estilo de vida mais barato, faculdades excelentes e gratuitas! Precisamos mudar isso, antes que tenhamos de assistir amigos, parentes, e grandes amores nos deixando, pelo simples fato de seu próprio país não lhes dar condições de estudos. Eu assisti, e não vou me calar!


Nenhum comentário: