Menu

07/04/2009

A "vitória" dos não - fumantes

Deu no G1:Assembleia aprova projeto de lei antifumo em São Paulo

Dezoito deputados votaram contra e 69 a favor do projeto.
Projeto proíbe fumo em 'recintos coletivos' e cria ambientes livres.


A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na noite desta terça-feira (7) o projeto de lei antifumo proposto pelo governo do estado. A sessão foi marcada pelo protesto de entidades e pelas tentativas de obstrução da votação pelos deputados do Partido dos Trabalhadores (PT).

O projeto de lei 577/2008 "proíbe o consumo de quaisquer produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, em recintos de uso coletivo e cria ambientes livres de tabaco". Foram contrários os 17 deputados da bancada do PT e também o deputado Major Olímpio (PV). Sessenta e nove deputados foram favoráveis.

Após a aprovação do projeto, os deputados avaliaram emendas que poderiam modificar parte do conteúdo. Entretanto, a oposição não conseguiu aprovar nenhum item que poderia deixar mais leve a restrição.


fonte: www.globo.com


Opinião:


Já que os fumantes não se preocupam com o incomodo que causam as pessoas que não fumam, o governo tomou uma decisão acertada. Apesar de vivermos em um país livre, muitos precisam realmente de um cabresto para não ultrapassar a sua liberdade e invadir a dos outros. Infelizmento com os fumantes só funciona assim.

Todos os lugares que frequentamos, baadas, restaurantes, entre outros, ficamos expostos a fumaça do cigarro e raramente o fumante se preocupa em não incomodar , que não fuma. Quem não fuma não tem obrigação de conviver com o cigarro, mesmo que indiretamente. Espero que tal medida não ganhe emendas que burlem a própria lei, mas no Brasil podemos esperar de tudo.

Nenhum comentário: