Menu

05/09/2008

O papel do jornalista na era da internet

Por Felipe Ananias



Com a globalização e a facilidade de comunicação entre os povos mundo a fora, teoricamente a profissão de jornalista estaria mais fácil. E com toda essa facilidade para gerar informação, e a possibilidade dessas informações alcançarem cada vez mais pessoas, qual seria o papel do jornalista neste novo século? Tal pergunta deveria ter uma resposta pronta e rápida, já que, quem vos escreve é um futuro jornalista, desse “tal” novo século.
Mas não tenho e resposta rápida, caro leitor. Certamente pelo fato de enxergar um novo jornalismo. Uma profissão que precisa se redescobrir, achar seu novo conceito e adapta-lo ao mundo das informações rápidas, praticamente instantâneas, e das populações sedentas por informação a cada momento, principalmente com os avanços da internet.
A profissão deve seguir suas características sempre, informar a sociedade, investigar, conscientizar, ou seja, aquele velho sonho que os pretendentes a jornalistas acham que irão realizar: “mudar o mundo”. E agora, quatro anos depois de adentrar o curso de comunicação com esse sonho, infelizmente não vou realizá-lo. Mas posso contribuir e muito, realizando o papel de jornalista do novo século.
O jornalista do novo século é aquele que auxiliará no redescobrimento do próprio jornalismo. Aquele que compreende vários segmentos, como, informativo, opinativo, entre outros. O papel do jornalista atualmente é adaptar todo o conceito da profissão, adquirido ao longo dos tempos e transmiti-lo com uma nova linguagem, por novos meios de comunicação, com mais agilidade e rapidez, além é claro, de se esforçar ao máximo para ser um jornalista como manda o figurino, imparcial, responsável e consciente de suas palavras.
Assim eu chego à resposta rápida que tanto busquei: o papel do jornalista do novo século é o mesmo de séculos atrás, só que com um grande aliado, a internet!

Nenhum comentário: